A Casa em Melides, criada pelo arquitecto Pedro Reis na zona rural do município de Grândola, surge como o refúgio perfeito para quem quer fugir da cidade. Com uma forte estética geométrica, esta habitação de férias oferece um amplo espaço que se funde com a paisagem. Além disso, a organização em volumes goza de um design sustentável que privilegia a iluminação e ventilação naturais e a mínima perturbação com o local.
A Casa em Melides está separada em duas grandes áreas – que são dois volumes rectilíneos empilhados. O volume inferior alberga os quartos, a cozinha e as casas de banho, enquanto o de cima as áreas de convívio. O volume de baixo, revestido de folhas de cimento pré-fabricadas cor de terra, confunde-se com o solo, como se parte da paisagem se tratasse. O volume de cima usa vidro do chão ao tecto em muitas das paredes.
Embora a maior parte da habitação esteja pintada de branco, por dentro e por fora, as paredes tornam-se numa tela variável face às mudanças de cores do campo.
O cliente consultou três escritórios de design antes de avançar com a construção – Pedro Reis apresentou o projecto de uma casa construída no topo de uma colina íngreme, de modo a tirar o máximo partido da natureza circundante, e recebeu a aprovação. O resultado é de tal forma espantoso que mereceu destaque internacional no Inhabitat e foi distinguido no World Architecture Community Awards.
in: Green Savers