25 Jan, 2009
Exercícios para o 8º Ano - Refugiados
Esta é outra ficha que quem quiser poderá fazer e entregar, também até ao final do mês de Janeiro.
Bom trabalho!
_________________________________
A «torneira» dos refugiados
Os campos de refugiados da Macedónia estão outra vez à beira da ruptura, depois da chegada, no início da semana, de 30 mil kosovares em apenas três dias, e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está uma vez mais em rota de colisão com as autoridades de Skopje.
A Macedónia acusa o ACNUR de ultrapassar as suas competências e de não compreender os riscos que o país enfrenta depois da chegada de 250 mil refugiados de origem albanesa. E, por seu lado, o ACNUR começa a estar cansado de manter uma pressão constante sobre o governo de Skopje para que os compromissos assumidos sejam respeitados, sendo obrigado a assumir o papel de polícia para garantir a segurança dos refugiados.
Para o ACNUR, o responsável desta situação é o regime de Belgrado, que expulsa os albaneses do Kosovo de uma maneira imprevisível: nalguns dias de Abril chegaram 20 mil pessoas, para, no dia seguinte, não chegar ninguém, a seguir umas centenas, para depois explodir de novo para as 1 O mil pessoas por dia e chegar às dezenas de kosovares que entraram no país na quarta-feira. «Esta estratégia de abrir e fechar a torneira é um pesadelo para os responsáveis das organizações humanitárias» desabafou Dennis McNamara, enviado especial da ACNUR para a ex-Jugoslávia.
Público, 28 de Maio de 1999
Fig.1 – Refugiados do Kosovo, chegando à cidade de Glogovac. | Fig.2 – Campo de refugiados em território angolano. |
1 - Relaciona a expansão e a recessão da economia nos países industrializados com a intensidade dos fluxos migratórios.
2 – Lê o texto e responde às seguintes questões, com base na notícia:
2.1- Descobre a região de partida e o país de chegada dos refugiados.
2.2- Descobre as razões da partida dos refugiados.
3- Justifica a afirmação: «Esta estratégia de abrir e fechar a torneira é um pesadelo para os responsáveis das organizações humanitárias».