Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Aljezur, um dos concelhos mais sustentáveis de Portugal (com VÍDEO)

 

Conhecido pelas suas praias paradisíacas e por ser local de férias de personagens mediáticas, como o primeiro-ministro inglês, Aljezur é mais do que mar e sol. É também sustentabilidade, como demonstra a recente vitória no prémio EcoXXI, que reconhece as boas práticas ambientais.

Segundo esta distinção, atribuída pela associação Bandeira Azul Europa, o concelho passou no teste em mais de 50% dos 21 indicadores, incluindo qualidade do ar, água, tratamento de resíduos, aposta na energia e conservação da natureza.

“Os principais indicadores em que nos destacámos foram a educação ambiental, energia, eficiência energética, iluminação pública e o incentivo a fontes de energia mais sustentáveis”, explicou Filipa Fonseca, técnica de ambiente da Câmara de Aljezur.

Na verdade, 75% da área do concelho está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma zona protegida que muito contribuiu para a atribuição do prémio.

Com pouco mais de 5.800 habitantes, distribuídos por quatro freguesias, o grande desafio do concelho é manter as boas práticas ambientais na época alta, em que o turismo dita as leis.

“O prémio dá-nos um indicador muito importante: Aljezur acredita no futuro, e os aljezurenses sabem que o nosso futuro só pode ser melhor”, conclui José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur.

O responsável admitiu o objectivo de Aljezur, no que toca ao desenvolvimento sustentável, é ter baixas densidades e muita qualidade. “É isso que queremos para o nosso município”, concluiu Amarelinho, no episódio 144 do Economia Verde.

 

Foto: RStacker, sob licença Creative Commons


 

in: Green Savers