Estes são alguns exercícos que podem fazer como preparação para o teste.
Como habitualmente têm dificuldades nestes cálculos, assim podem ver quais são as dúvidas e podemos esclarecer na aula.
Bom estudo e divirtam-se.
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1- Considera as seguintes situações demográficas.
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Situação A
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Situação B
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Dados Demográficos
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Portugal
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Polónia
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População*
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9800000
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37700000
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Número de Nascimentos
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115000
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161000
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Número de Óbitos
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84000
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10100
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*Dados arredondados.
a) Calcula o crescimento natural, a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e a taxa de crescimento natural para o país A e para o país B.
b) Compara os resultados obtidos.
2- Num determinado concelho do nosso país nasceram, em 1988, 260 crianças vivas e verificaram-se 210 óbitos.
2.1- Calcula a taxa de mortalidade, sabendo que a população era, nesse ano, de 20 600 habitantes.
3- Considera as informações relativas a dados de populações de duas localidades (A eB).
· Localidade A: nasceram 136 crianças e faleceram 114 pessoas.
· Localidade B: nasceram 17 crianças e morreram 24 pessoas.
a) Calcula o crescimento natural em cada uma das localidades.
b) Compara os resultados obtidos.
4- Numa localidade residiam 2020 pessoas. Nasceram 14 bebés e morreram 10 pessoas, 2 das quais eram bebés com menos de um ano de idade. Calcula:
a) Taxa de natalidade;
b) Taxa de mortalidade,
c) Taxa de Mortalidade Infantil;
d) Crescimento Natural;
e) Crescimento efectivo, sabendo que emigraram 5 pessoas e imigraram 9.
f) Taxa de crescimento Efectivo.
5- Numa localidade em 1977 residiam 1903 pessoas.Nesse mesmo ano nasceram 17 crianças e morreram 15 pessoas, 3 das quais bébés com menos de um ano de idade.
Emigraram ainda, 79 pessoas e imigraram 3.
Calcula:
a) Crescimento Natural.
b) Crescimento Efectivo.
c) Taxa de Natalidade.
d) Taxa de Mortalidade.
e) Taxa de Mortalidade Infantil.
f) Taxa de Crescimento Natural.
6- Numa localidade residiam 1903 pessoas. Durante um ano nasceram 12 e morreram 15 pessoas, 3 das quais bébés com menos de um ano de idade. Nesse ano emigraram 79 pessoas e imigraram 3 pessoas.
6.1- Calcula o crescimento efectivo.
6.2- Calcula a Taxa de Natalidade.
6.3- Calcula a Taxa de mortalidade infantil.
6.4- Dá uma definição de saldo fisiológico.
Vinte em cada mil crianças portuguesas morrem ao nascer ou nos primeiros dias de vida.
Da imprensa diária, 6/ 11/ 86
7.1- Designa o tipo de mortalidade contido na frase.
7.2- Indica a evolução genérica da Tmi neste século.
7.3- Refere quatro causas desta evolução.
Assinala as frases falsas:
Um censo conta toda a população e os dados a ela referentes, de 10 em 10 anos.
Demografia é a ciência que estuda a população
População absoluta é o número de habitantes que reside em cada Km2
Densidade populacional é o número total de habitantes que vivem numa dada área.
As áreas mais fracamente povoadas do continente europeu correspondem às regiões montanhosas de clima agreste.
O crescimento natural obtem-se subtraindo as pessoas que nascem às pessoas que morrem.
O crescimento natural é a diferença entre a natalidade e a mortalidade.
A taxa de natalidade é o número total de crianças que nasceram durante um ano.
A taxa de natalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a população total e multiplicando por mil.
A taxa de mortalidade obtem-se dividindo a mortalidade por a população absoluta e multiplicando por mil.
A taxa de mortalidade infantil relaciona o número de crianças mortas, com menos de um ano de idade, com a população absoluta.
A taxa de mortalidade infantil relaciona o número de crianças mortas, com menos de um ano de vida, com o número total de mortos.
O crescimento efectivo resulta da subtração entre o crescimento natural e o saldo migratório.
Estrutura etária é a repartição da população por grupos de idades.
Os jovens são a população que tem entre zero e vinte anos.
Os idosos são a população com mais de 50 anos.
O grupo etário dos adultos representa a população que tem entre 18 e 65 anos.
Uma população envelhecida é uma população crescente.
Uma população jovem é uma população decrescente.
Pirâmide etária é um gráfico que representa a forma como a população se reparte por grupos de idades e por sexo.
Uma pirâmide em cúpula representa uma população adulta.
Uma pirâmide em cúpula representa uma população crescente.
Uma pirâmide triangular representa uma população jovem.
Uma pirâmide triangular representa uma população idosa.
Uma pirâmide em “obus” representa uma população jovem.
Classes ocas são aquelas que têm mais população que a classe seguinte.
Classes ocas são aquelas que têm menos população que a classe seguinte.