No dia 8 de agosto de 2016 ocorre o "
Earth Overshoot Day" de 2016, ou
Dia de Sobrecarga da Terra. Há mais de 40 anos que estamos em dívida com a Terra e com as gerações futuras. E cada ano que passa, a dívida aumenta, e o Dia da Sobrecarga acontece mais cedo.
Os recursos que a Terra consegue regenerar um ano, a nossa espécie consome-as em 221 dias. A espécie humana consome 40% a mais do que a Terra pode produzir, do que a natureza pode repor.
«Em palavras simples, temos que mudar radicalmente os padrões de consumo hoje praticados, entendendo que o paradigma de consumirmos sempre mais não traz bem estar e felicidade. Muito pelo contrário: destrói a capacidade de manutenção dos processos naturais e, do ponto de vista social, aumenta a desigualdade. ... Se é verdade que a Humanidade ultrapassou a capacidade dos complexos ecossistêmicos de continuar a prover serviços ambientais e seus correspondentes recursos naturais, também é inegável que existe em curso uma revolução de valores e imposição de novos estilos de vida. Isso configura a esperança de que a nossa geração será capaz de deixar um legado de dignidade e sustentabilidade.»
A
Biocapacidade do nosso planeta representa a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a Terra consegue regenerar num ano;
A Pegada Ecológica Global representa a totalidade de recursos naturais e serviços dos ecossistemas que a espécie humana consome num ano.
O
Dia da Sobrecarga da Terra ou "
Earth Overshoot Day", calcula-se
dividindo a biocapacidade do planeta pela pegada ecológica mundial, e multiplicando pelo número de dias do ano;
Atualmente, a Pegada Ecológica Global é
1,6 vezes superior à Biocapacidade da Terra. Isso significa que precisamos de 1,6 planetas para sustentar a existência da nossa espécie.
É preciso que as pessoas se preocupem mais em viver do que em consumir.
É preciso repensar o nosso modo de vida, e analisar quanto do que usamos é supérfluo, e mudar.