A LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA
A localização relativa tem duas grandes desvantagens - não indica a posição exata dos lugares ou objectos, nem a poderemos utilizar se não conhecermos o lugar de referência.
Assim, é necessário recorrer a um outro tipo de localização que nos indique com exactidão o posicionamento dos lugares ou objetos - a localização absoluta.
A localização absoluta indica com precisão a posição de qualquer lugar na superfície terrestre, utilizando para tal efeito três coordenadas geográficas: a latitude, a longitude e a altitude. Para se utilizar e perceber estas coordenadas é necessário conhecer alguns elementos de referência da Terra.
Elementos de referência da Terra
Eixo da Terra – linha reta imaginária que atravessa o centro da Terra unindo os pólos, em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotação.
Círculos Máximos - Círculos que dividem a Terra em duas partes iguais. Alguns destes círculos máximos são muito importantes (equador e os Meridianos).
Hemisfério – é a metade da Terra que se obtem quando esta é dividida por um círculo máximo.
Equador – círculo máximo perpendicular ao eixo da terra e divide a terra em dois hemisférios: o norte e o sul.
Meridianos – círculos máximos paralelos ao eixo terrestre (direcção norte-sul) que passam sempre pelos pólos, dividindo a terra em partes iguais - consideram-se normalmente os hemisférios ocidental e oriental. A metade de um meridiano é um semi-meridiano. O meridiano de referência é o de Greenwich, que divide a terra em hemisfério ocidental e oriental. O seu nome deve-se ao observatório de Greenwich, em Londres.
Paralelos - são círculos menores paralelos ao círculo máximo do Equador.
A - Meridiano
B - Equador
C – Paralelo
D - Pólo Norte
E - Pólo Sul
F - Eixo da Terra
AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS
LATITUDE
- É a distância angular (medida em graus), a partir do Equador até ao paralelo do lugar que queremos saber.
- Varia para Norte e para Sul do Equador.
- Varia entre 0º (Equador) e 90º Norte (pólo norte) e 90º Sul (pólo sul).
LONGITUDE
- É a distância angular (medida em graus), a partir do semi-meridiano de Greenwich até ao semimeridiano do lugar que queremos saber.
- Varia para Oeste e para Este do semimeridiano de Greenwich.
- Varia entre 0º (semimeridiano de Greenwich) e os 180º (o semi-meridiano oposto ao de Greenwich).
ALTITUDE
- Mede-se na vertical em metros a partir do nível médio das águas do mar (0 metros).
- Pode se positiva (acima do nível médio das águas do mar), negativa (abaixo do nível médio das águas do mar) ou nula (ao mesmo nível médio das águas do mar).
- Quando um lugar tem altitude negativa e está submerso, a sua altitude designa-se por Profundidade.