Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

foto_2

 A seca de Taluorumana

Taluorumana é uma pequena aldeia na região de La Guajira, na Colômbia. Esta região atravessa uma das secas mais severas da história do país. A única fonte de água dos habitantes de Taluorumana era o rio Ranchería, mas este secou em consequência da seca extrema que se prolonga há três anos.

Agora, os habitantes de Taluorumana lutam e desesperam para encontrar água que lhes permita continuar a subsistir naquele local. Mas não foi apenas a seca que contribuiu para secar o rio. Décadas de desperdício e uso intensivo da sua água também contribuíram para secar o curso.

Perto de Taluorumana fica Cerrajón, a maior mina de carvão a céu aberto do planeta, que ocupa cerca de 68.797 hectares. Os habitantes, mas também várias organizações ambientais, acusam a mina de usar milhões de litros de água por dia que são necessários àquela população, escreve o Guardian.

Desde que o rio secou que Cerrajón recebe a água que necessita através de uma conduta proveniente da Barragem El Cercado. Mas nenhuma desta água chega à população de Taluorumana. Para subsistir, os habitantes da pequena aldeia escavam poços perto do antigo leito do rio ou têm de percorrer vários quilómetros até encontrarem uma fonte de água.