Os novos bairros de Amesterdão
Hoje em dia, a ilha de Center Island, em Amesterdão, não se parece com nada. É, na verdade, um pedaço de areia inabitável no meio do lago IJmeer. No entanto, este Verão a ilha será pela primeira vez utilizada para fins culturais: será uma instalação de arte com um cenário de parque de campismo futurista.
Center Island é uma das 10 ilhas criadas artificialmente em Amesterdão e que fazem parte do mais arrojado programa de habitação da Europa – e, porque não, do mundo. Este pedaço de areia será, em breve, um dos 10 novos bairros residenciais da cidade holandesa, que acomodarão 45.000 pessoas.
O City Lab diz que esta é uma solução tipicamente holandesa: a cidade não só planeou a expansão futura da rede de bairros como até construiu o terreno onde estes se irão instalar.
O projecto, chamado IJburg, arrancou em 1997 e já levou à construção de seis das 10 ilhas planeadas. Todas se encontram habitadas, ainda que não estejam completamente construídas.
Os primeiros habitantes mudaram-se em 2002. A rede de transportes públicos chegou em 2005 e leva-os para a principal estação de cidade em apenas 15 minutos. As três maiores ilhas têm um aspecto predominantemente urbano; as outras três, suburbano. Todas ainda têm construções planeadas – as margens do lago serão enchidas de jardins – e foram propositadamente construídas para maximizar a vista para a água.
As restantes quatro ilhas serão construídas nos próximos anos através do projceto IJburg II, depois de alguns anos de disputas que suspenderam a construção de Central Island. No entanto, o processo é longo e muitas partes das novas ilhas não verão luz do dia antes de 2026.
Dentro de 15 anos, o arquipélago acomodará 45.000 pessoas em 18.000 casas – 30% destas terão rendas baratas. E será um dos mais fascinantes projectos urbanos de habitação da História da humanidade.
Fotos: Lauren Manning / Peter Visser / Alper Çuğun / Metro Centric / Creative Commons