Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Não fosse a sua peculiar Geografia Política, e Baarle-Hertog, também conhecida como Baarle-Nassau, seria uma terriola do Reino da Bélgica, próxima ao vizinho Reino dos Países Baixos. Mas não.

Baarle-hertog é um enclave de território belga no interior dos países baixos!!!

E - mais estranho ainda - há sub-enclaves de território dos países baixos no interior do enclave belga!!!

Como se chegou a isto? Ao que se diz, esta estranha divisão administrativa transfronteiriça resulta de acordos feudais, entre os Senhores de Breda e os Duques de Brabant. E o resultado, em pleno séc.XXI é este!

Há casas que têm os seus quartos na Bélgica e a sala de jantar nos Países Baixos (como é que se paga o Imposto Municipal sobre Imóveis?). Há restaurantes que até há bem poucos anos, antes do Espaço Schengen tinham uma parte nos Países Baixos, que era obrigada a encerrar às 10h30, mas onde havia a possibilidade de mudança para uma mesa a um canto da sala que já pertencia à Bélgica.

Ao que dizem, apesar da liberdade que Schengen confere, prevalecem em plena Pandemia Covid, discrepâncias em termos de aplicação de Leis de Confinamento, que podem valer numa moradia de uma determinada forma, se esta fica na Bélgica, mas de outra forma, se os anexos e o quintal já ficam em território Neerlandês!

Há outros casos de Enclaves na União Europeia, mas apenas conhecia o de Llivia, Cidade da Catalunha Espanhola que fica na Cerdanya, que é território da França, e é preciso passar pelo território de França quando lá se vai, por exemplo, a partir de Puigcerdà (aqui, ao que parece, quando se estabeleceu no séc.XVIII o Tratado Fronteiriço entre a França e a Espanha, esqueceram-se de Llivia).

Há também uma coisa muito esquisita entre a Espanha e a França, que não é bem um enclave: trata-se de uma ilhota no meio do Rio Bidasoa, no País Basco, entre Irún e Hendaye, que tem soberania intermitente: metade do ano é Espanha, metade do ano é França.

136351794_10223969726101290_3842075499754749743_n.