Um novo estudo desenvolvido na Universidade de Standford apresenta um plano prático para converter todas as infraestruturas energéticas da Califórnia em fontes de energia renováveis até 2050.
Publicado na revista científica Energy, o estudo propõe vários passos para assegurar que o estado passe a ser alimentado a 100% com energia renovável até meio do século XXI, através de uma combinação de sistemas solares, eólicos e hídricos. O primeiro passo para concretizar este ambicioso projecto é que todas as infra-estruturas energéticas construídas na Califórnia a partir de 2020 sejam dedicadas às fontes renováveis.
O autor principal do estudo, Mark Z. Jacobson, delineou anteriormente propostas semelhantes, mas a nível global. Apesar de o estudo considerar apenas a tecnologia existente, indica que uma maior eficiência no consumo de energia ajudaria a atingir a meta de 100% de energia mais facilmente.
Os tipos de energias a utilizar no plano foram seleccionados para terem o menor impacto ao nível da poluição, saúde pública, aquecimento global e permitirem o máximo de segurança e eficiência energética. A conversão para os veículos elétricos também será necessária para a implementação bem sucedida do plano, refere o Inhabitat.
Fora do plano para tornar a Califórnia energeticamente sustentável estão os biocombustíveis, combustíveis fósseis e energia nuclear. O estudo propõe uma mistura de 55% de energia solar, 35% de energia eólica, 5% de energia geotérmica, 4% de energia hídrica e 1% de energia proveniente das ondas e marés.
Foto: clarkmaxwell / Creative Commons