Canal de Corinto, Grécia
A maioria dos viajantes está familiarizada com muitos dos grandes canais artificiais do mundo, como o Canal do Panamá e o Canal de Suez. Esses dois grandes canais são longos e ligam os principais oceanos. Mas muitos outros canais menores, como o Canal de Corinto, na Grécia, também são impressionantes maravilhas da engenharia, e cada canal tem a sua própria história.
Os canais servem muitos propósitos diferentes. Os canais fluviais são frequentemente construídos para controlar enchentes ou fornecer fontes de irrigação, enquanto a maioria dos canais oceânicos são construídos como atalhos, para diminuir o tempo no mar para navios de carga ou passageiros. O Canal de Corinto, com 6,5 km de extensão, é um dos menores canais do mundo, projetado para ligar dois corpos d'água e economizar o tempo de navegação dos navios.
O Canal de Corinto separa a Grécia continental da Península do Peloponeso. Especificamente, o Canal liga o Golfo de Corinto, no Mar Jónico, ao Golfo Sarónico, no Mar Egeu. Um mapa da Grécia mostra não apenas seus milhares de ilhas, mas também esta península que seria a maior ilha do país se não estivesse ligada ao continente por essa faixa de terra de seis quilómetros de largura. Tecnicamente, o Canal de Corinto torna o Peloponeso uma ilha, mas por ser tão estreito, a maioria dos especialistas ainda se refere a este território como uma península.