Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

A China é o país mais complexo do mundo. Quer uma prova? As notícias sobre este país proliferam; é possivel encontrar uma média de 10 notícias por mês e uma notícia de três em três dias – e isso acontece porque o país é enorme, tem um poderio económico inacreditável mas, também, porque é difícil saber o que por lá se passa.

Muitas destas notícias estão relacionadas com a poluição extrema, a construção de cidades fantasma ou infra-estruturas megalómanas. Outras são apenas intenções como é o caso da que pode ser lida em baixo que informa que a China está a ponderar expandir a linha Qinghai-Tibete até à Índia, através do Nepal, o que a levará a construir um túnel ferroviário no Monte Evereste.

A notícia foi publicada por jornais online como o Quartz ou o conceituado britânico Guardian e, na verdade, não surpreende. É mais uma notícia que nos remete para a ambição chinesa em testar o impossível e alcançar o inesperado.

A ser verdade, porém, será uma péssima notícia para a sustentabilidade. Escavar um túnel pelo Evereste é a última coisa que a humanidade precisa, mais ainda quando, pelo que se lê na imprensa, o maior objetivo deste túnel será isolar economicamente a Índia, reforçando a influência chinesa com os seus países vizinhos. Será mentira atrasada de 1 de Abril?

evereste_SAPO

A China quer completar, nos próximos cinco anos, uma ligação ferroviária entre o Tibete e o Nepal, uma operação para expandir a linha Qinghai-Tibete até à Índia e que teria de passar debaixo do Monte Evereste.

Segundo o jornal China Daily, citado pelo Quartz ou Guardian, a expansão da linha ferroviária pretende aumentar as trocas comerciais entre a China e a Índia, duas superpotências, e terá sido feita “a pedido do Nepal”. O túnel poderá estar concluído em 2020 e, caso a linha seja mesmo construída, o comboio nunca poderia exceder os 120 km/h.

Em Dezembro, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, visitou Katmandu e, de acordo com informações nepalesas, confirmou a intenção de expandir a linha. “Provavelmente, ela terá de passar por Qomolangma, pelo que os trabalhadores terão de escavar túneis muito longos”, explicou o especialista Wang Mensghu ao diário chinês.

Há muito que a China tem uma relação especial com o Nepal, tendo sido responsável por dezenas de infra-estruturas do país. Para além de construir estradas, o gigante asiático investiu milhões em barragens e telecomunicações.

Nos últimos tempos, a China tem reforçado laços económicos com Paquistão, Sri Lanka, Maldivas e Nepal, numa estratégia que, segundo responsáveis indianos, pretenderá isolar economicamente o país.

Foto: xiquinhosilva / Creative Commons