Quem vive perto de monumentos de calcário consegue facilmente ver os efeitos das chuvas ácidas mas, por estes dias, os efeitos da industrialização estão a atingir proporções nunca antes imaginadas. Os lagos gelatinosos do Canadá são um exemplo disso. Graças à chuva ácida, vários reservatórios de água do país, nomeadamente os lagos, estão a transformar-se numa pasta gelatinosa.
Investigadores da Universidade de Cambridge apresentaram um novo estudo onde revelam que as chuvas ácidas estão a potenciar o crescimento das populações de um microorganismo gelatinoso semelhante ao plâncton. A chuva ácida está a destruir os níveis de cálcio dos lagos do Canadá, o que provoca a morte do plâncton rico em cálcio e permite que os seus concorrentes directos se apropriem das águas, dificultando a vida a quem lá habita, escreve o Inhabitat.
Além de entupir os sistemas de filtragem de água do país, o crescimento deste tipo de plâncton perturba o equilibro natural dos lagos, que pode levar milhares de anos até ser restabelecido. Consequentemente, graças às chuvas ácidas, 20% das reservas de água do Canadá estão agora ameaçadas pelo plâncton invasor.