Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Combater a sazonalidade algarvia com caminhadas na serra (com VÍDEO)

Há muito tempo que o turismo sénior do Norte da Europa encontra, em Portugal, um porto de abrigo, mas há sempre novas ideias e serviços disponibilizados a este público com grande poder de compra. Como as caminhadas na via algarviana, um percurso de 300 quilómetros entre Alcoutim e o Cabo de São Vicente.

“São caminhadas de longa duração, com períodos de uma semana ou quinze dias”, explicou ao Economia Verde João Ministro, da consultora de turismo de natureza ProActiveTur.

“Marcamos a viagem e preparamos o plano completo. As pessoas vão caminhando na via algarviana e pernoitando em vários sítios. Temos uma rede de parceiros locais, nas aldeias, com quem já trabalhamos há algum tempo”, continuou o responsável.

Um deles é o turismo rural Casa da Mãe, em Salir, que consegue, através deste serviço, contrariar a crise do interior português – e a sazonalidade algarvia. “Eles procuram sossego e pedem comidas tradicionais da serra. Depois passeiam à volta, vão até à Rocha da Pena”, frisou Graciete Valério, proprietária da Casa da Mãe.

São estes turistas, que procuram a calma e descontracção da serra algarvia, que acabam por combater a sazonalidade da economia da região. E o seu abandono. Para quem prefere o litoral, há também percursos específicos para observação de aves, como pode ver no episódio 227 do Economia Verde.