Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

A t-shirt que carrega telemóveis

A designer holandesa Pauline van Dongen desenvolveu uma t-shirt solar que, com a ajuda de acessórios fotovoltaicos e do Sol, consegue produzir 1 watt de electricidade, o suficiente para carregar o iPhone durante algumas horas.

Segundo o Ecouterre, o vestuário foi produzido em parceria com o Holst Center, também na Holanda, e já foi apresentado na edição de 2015 do SXSW Interactive, em Austin, Estados Unidos. Para além de telemóveis, os 120 módulos solares ultra-finos da t-shirt podem carregar leitores de MP3, câmaras de vídeo ou fotográficas e outros gadgets com porta USB. Todo o excesso de electricidade pode ser armazenado na t-shirt, para outras oportunidades.

“Utilizar células solares permite-nos potenciar a energia do Sol e sermos, nós próprios, uma fonte de energia”, explicou van Dongen em comunicado. “Como designer, fico contente que as células solares possam ser um acessório estético”.

Agora, o objectivo da designer é levar a fashion solar até aos desfiles de moda e à utilização diária por parte dos cidadãos e consumidores globais. Segundo o Holst Center, os fabricantes de roupa podem, em poucos meses, colocar no mercado todo o tipo de vestuário com esta tecnologia.