Uma epidemia misteriosa está a matar os elementos de uma tribo indígena do Paraguai. A epidemia, que é semelhante à tuberculose, não é detectada nos exames médicos.
O alerta está a ser dado pela Survival International, que refere que esta tribo, a Ayoreo-Totobiegosode, está a ser forçada a deixar a floresta, uma vez que os agricultores e criadores de gado incendeiam e limpam os terrenos.
A epidemia que ameaça extinguir esta tribo é também um precedente mortal para os parentes desta tribo, que ainda vivem no interior da Amazónia e são a última tribo indígena sem contacto com a restante civilização.
Desde que os elementos da Ayoreo foram forçados a deixar o interior da floresta, todos eles têm sofrido de várias doenças respiratórias. Tal como os elementos das tribos que nunca tiveram contacto com a civilização, também os membros da Ayoreo não possuem imunidade a doenças externas, às quais a maior parte da população está imune.
Os médicos locais indicam que os elementos da tribo testaram negativo para a tuberculose, mas apresentam sintomas idênticos aos da doença. Veja o antes e depois de quatro dos membros da tribo.