Erupção do Hunga Tonga
Temos mais um vulcão a fazer notícia: no final de 2021 foi o vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, que esteve em erupção durante 85 dias (entre 19 de setembro e 13 de dezembro), desta vez é um vulcão que está mais afastado de nós, localiza-se no Pacífico.
Um vulcão subaquático conhecido como Hunga Tonga entrou em erupção perto da remota nação de Toga, no Pacífico, enviando plumas de gás e cinzas a milhares de metros de altura, para a atmosfera. A explosão foi tão poderosa que foi capturada por vários satélites meteorológicos e enviou uma onda de tsunami de 1,2 metros para a capital Nuku'alofa. Avisos de tsunami também foram emitidos no Japão, nova Zelândia, Canadá e para a costa ocidental dos Estados Unidos.
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai durou, aproximadamente, oito minutos. A potência foi tão grande que o evento pode ser ouvido a quase 800 km de distância. Relatos apontam que foi similar a um estrondo de trovão. O vulcão estava localizado a quase 60 km da capital Nakuolofa, mas as ondas causaram destruição.
As fotos em baixo incluem um vídeo capturado pela agência meteorológica de Tonga e duas imagens do Planet Labs, uma nos dias que antecederam a erupção (12 de janeiro) e depois com o centro na ilha vulcânica explodido (15 de janeiro).
Veremos se este vulcão também se mantem notícia durante muitos dias...
Fonte das imagens: Serviço Meteorológico de Tonga / Planet