Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Temos mais um vulcão a fazer notícia: no final de 2021 foi o vulcão Cumbre Vieja, nas Canárias, que esteve em erupção durante 85 dias (entre 19 de setembro e 13 de dezembro), desta vez é um vulcão que está mais afastado de nós, localiza-se no Pacífico.

Um vulcão subaquático conhecido como Hunga Tonga entrou em erupção perto da remota nação de Toga, no Pacífico, enviando plumas de gás e cinzas a milhares de metros de altura, para a atmosfera. A explosão foi tão poderosa que foi capturada por vários satélites meteorológicos e enviou uma onda de tsunami de 1,2 metros para a capital Nuku'alofa. Avisos de tsunami também foram emitidos no Japão, nova Zelândia, Canadá e para a costa ocidental dos Estados Unidos.

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai durou, aproximadamente, oito minutos. A potência foi tão grande que o evento pode ser ouvido a quase 800 km de distância. Relatos apontam que foi similar a um estrondo de trovão. O vulcão estava localizado a quase 60 km da capital Nakuolofa, mas as ondas causaram destruição.

As fotos em baixo incluem um vídeo capturado pela agência meteorológica de Tonga e duas imagens do Planet Labs, uma nos dias que antecederam a erupção (12 de janeiro) e depois com o centro na ilha vulcânica explodido (15 de janeiro).

Veremos se este vulcão também se mantem notícia durante muitos dias...

953D31AC-2DA9-4B4E-883B-192208D584F4.jpeg

FEF5B90B-F5C3-468B-B244-1A21CE10C70C.jpeg

Fonte das imagens: Serviço Meteorológico de Tonga / Planet