Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Lê atentamente o texto que se segue:

Os migrantes que viajam de uma parte do mundo para outra levam consigo os hábitos de vida, desde a alimentação e o vestuário, à música e às práticas religiosas. Os países de acolhimento tornam-se assim, espaços de encontro de pessoas e de culturas, saindo enriquecidos pela diversidade étnica e cuItural que daí resulta.

1-No passado ocorreram movimentos migratórios que fizeram espalhar raças e culturas pelo mundo. Refere o momento histórico que foi decisivo para a difusão das raças. 

 

2- A cultura de uma população é composta por aspetos materiais e aspetos imateriais. Relativamente ao texto, indica:

2.1 - os aspetos culturais materiais;

2.2- os aspetos culturais imateriais. 

 

3- Existem outros fatores de identidade de uma população, para além dos referidos no texto. Menciona um deles.

 

4- atentamente os documentos 1 e 2.

Doc 1 — A atitude de um encarregado de educação

O Sr. Lourenço apresenta-se na escola e pede para falar com alguém do Órgão de Gestão:

— “Venho aqui queixar-me de um preto que bateu no meu filho. Ou vocês resolvem o problema ou eu dou cabo dele. Que vão todos para a terra deles e nos deixem em paz!”

Fonte: BOLÉO, Mª Luisa (1995): Os nossos Gestos Quotidianos.

            Diálogos Entreculturas, n°13.

DOC 2 — O que dizem as crianças sobre os outros!

Nós hoje fomos à biblioteca e vimos um filme que se chamava “Meninos de todas as cores”. Aprendemos que devemos ser amigos de todos, seja amarelo, preto, castanho, cor-de laranja, porque os meninos são bons.

Nós devemos ser amigos de todos, como o menino que viajou e arranjou muitos amigos!

Fonte: Luana (10 anos) e Cláudia (8anos). Meninos de todas as cores.

            Diálogos Entrecadturas, n°15, Out/95.

 

4.1- Refere a que texto corresponde cada uma das expressões a seguir apresentadas.

1- Racismo _____

3- Convivência harmoniosa entre culturas diferentes _____

2- Atitude de intolerância _____

4- Respeito pela diversidade cultural_____

 

5- Das afirmações que se seguem assinala com um X, as que são verdadeiras.

___ a) Cultura é sinónimo de etnia e de raça.

___ b) O conceito de raça é muito importante para diferenciar as populações, dado que os seres humanos pertencem a espécies diferentes.

___ c) Uma etnia é um grupo social que integra diferentes culturas.

___ d) A cultura representa as normas de conduta e de pensamento aprendidas e partilhadas pelos indivíduos de uma sociedade.

___ e) A sociedade actual caracteriza-se pela diversidade de culturas que nela se cruzam.

___ f) O que diferencia as populações é simplesmente a cultura.

___ g) A língua e a religião não são os factores determinantes da identidade cultural dos povos.

___ h) A habitação e o artesanato são diferentes de região para região.