O Governo de Portugal deu luz verde a um novo projeto para o tratamento de resíduos perigosos em território nacional, noticia o Diário Económico que cita uma fonte do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente.
O projecto em questão é do grupo Carmona, uma empresa presente no sector do ambiente desde 1976. O projecto estava já planeado há cinco anos mas aguardava o aval da Agência Portuguesa do Ambiente. Durante o período de espera, o projecto travou ainda um braço-de-ferro com as duas principais empresas a operar no sector, a Ecodeal e a SISAV.
Estas duas empresas exploram desde 2008 os dois únicos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos (CIRVER) do país.
Apesar de estar dotado de instalações semelhantes às dos CIRVER, o projecto do grupo Carmona diferencia-se destas infra-estruturas. A novidade está na inclusão de uma unidade moderna de apoio às instalações de co-incineração, existindo uma lacuna no mercado português que deve ser preenchida, refere o estudo de impacto ambiental que foi entregue à Agência Portuguesa de Ambiente.
O projecto deverá ficar instalado no parque industrial Spacec Bay, na freguesia do Sado, em Setúbal. O projecto está orçamentado em €15 milhões e deverá criar 140 novos postos de trabalho.
Foto: City of Stillwater / Creative Commons