Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Ainda a propósito do Dia da Terra...

No Dia da Terra, alguns números e factos que demonstram que não só não estamos no bom caminho, mas num caminho perigoso e já (quase?) sem retorno:

Imagem: NASA
Do artigo  State of the planet: 7 eye-opening facts for Earth Day de Matt Petronzio em Mashable (texto e vídeo):
  1. As concentrações de CO2 na atmosfera estão em nível recorde: superior a 400 ppm.
  2. Despejamos 8,8 milhões de toneladas de resíduos de plástico no mar anualmente.
  3. Estima-se que 7,3 milhões de hectares de floresta são perdidos a cada ano.
  4. A Terra enfrenta uma insuficiência de 40% no abastecimento de água até 2030.
  5. Eventos extremos relacionados com as alterações climáticas e o crescimento populacional podem aumentar a fome em 20% até 2050.
  6. A extensão de gelo do mar Ártico em Setembro está a diminuir a uma taxa de 13,3% por década.
  7. Terra está teve o primeiro trimestre mais quente já registado.

 
Do Relatório do Planeta Vivo 2014, de WWF:
 
  • A biodiversidade está a diminuir drasticamente enquanto que a nossa procura e pressão sobre os recursos naturais está a AUMENTAR e são, actualmente, insustentáveis.
  • As populações de várias ESPÉCIES animais diminuíram 52 por cento, em todo o mundo, desde 1970.
  • Actualmente PRECISAMOS de 1,5 planetas Terra para responder à pressão que colocamos sobre a NATUREZA. Isto significa que estamos a arruinar o nosso capital natural, tornando mais difícil sustentar as necessidades das gerações futuras.
  • O EFEITO DUPLO do crescimento da população humana e da elevada PEGADA ECOLÓGICA per capita irá multiplicar a PRESSÃO que estamos a colocar sobre os recursos naturais do Planeta.
  • Países com mais alto nível de desenvolvimento apresentam pegadas ecológicas mais elevadas. O grande desafio é conseguir manter o DESENVOLVIMENTO com pegadas ecológicas globalmente sustentáveis.
  • Podemos já ter cruzado os "limites planetárias" que podem levar a mudanças ambientais abruptas e irreversíveis.
  • O bem-estar humano depende dos recursos naturais, como a água, a terra cultivável, o pescado, a madeira; e outros serviços dos ecossistemas, como a polinização, o ciclo dos nutrientes ou o controlo da erosão.
  • ENQUANTO as populações mais desfavorecidas continuam a ser as mais vulneráveis , a interligação dos temas da segurança alimentar, água e energia afecta-nos a todos.
 
Para refletirmos e mudarmos atitudes e comportamentos. Não basta separar o lixo para reciclar e plantar uma árvore, é preciso fazer muito mais.

 Não é humanamente possível mudar tanto de um dia para o outro.  Mas é urgente começar a mudar o nosso estilo de vida.... e continuar sempre a mudar... mesmo que isso já não baste!

Porque o que está em causa não é o nosso planeta Terra, pois ele continuará por muito tempo, com mais ou menos extinções.

O que está em causa é a civilização humana e a sobrevivência da nossa espécie (entre tantas outras).