Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Os especialistas alertam para o facto de o próximo inverno ir ser extremamente frio. E dizem que será apenas o primeiro de muitos — os seguintes serão ainda piores. A culpa é da temperatura das águas do Oceano Pacífico.

As temperaturas têm baixado, mas continuam amenas para esta época do ano, mas o inverno que aí vem será de frio extremo e seco, preveem os meteorologistas.

“Enquanto a temperatura está a subir em todo o mundo, por enquanto, a Ásia Central permanecerá fria. Assim que começarmos a ter as zonas orientais frias, este ar siberiano deslocar-se-á sobre a Europa e fará a temperatura baixar — esse é o risco que enfrentamos, especialmente no início do inverno”, explicou à “Euronews” Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas Copernicus.

As alterações climáticas estão a intensificar-se, mas manifestam-se de formas diferentes consoante a região do mundo. A Austrália tem registado alguns dos dias mais húmidos de sempre, enquanto na América do Norte se vive uma seca preocupante.

Estes climas opostos devem-se ao La Niña, “um fenómeno natural que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico tropical oriental são mais frias do que o normal e as águas do Oceano Pacífico tropical ocidental são mais quentes do que o normal”, explica Andrew Watkins, chefe do departamento de Previsões de Longo Alcance do Bureau of Meteorology da Universidade de Melbourne (Austrália).

Captura de ecrã 2022-10-15, às 19.46.15.png

Esta oscilação térmica das águas do Pacífico dá origem, por sua vez, a uma série de mudanças nos padrões de precipitação e temperaturas pelo mundo, que também poderão afetar a Europa, com meses muito frios. “Vamos ver estes extremos e vão certamente piorar ao longo das nossas vidas. Vamos ter de nos habituar a que as coisas se tornem consideravelmente mais severas”, avança o meteorologista Dave Throup.

82bb6b5a2f4e025836a907c72b59a4f2-754x394.jpg

Infelizmente, as baixas temperaturas chegam numa altura em que o gás e eletricidade estão cada vez mais caros, o que significa que custará mais ter um aquecedor ligado ou tomar um bom banho de água quente.