Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Uma onda de calor está a afetar os Estados Unidos e o Canadá, ao ponto de derretar o alcatrão das estradas, segundo informações locais.

No Canadá, um meteorologista escreveu no Twitter que o país não alcançou apenas o recorde de temperatura, mas que o superou por mais de um grau. Avisa ainda que a onda de calor está apenas a começar, visto que “é apenas junho. As temperaturas altas anuais são normalmente nos fins de julho.”

Captura de ecrã 2021-06-29, às 20.00.21.png

Não é só no Canadá que se batem recordes de temperatura. Os Estados Unidos estão também a ser afetados por esta onda de calor.

Seattle, no estado de Washington e Portland, no estado de Oregon, esta semana bateram os recordes de temperatura de todos os tempos; estão a ser afetados por uma onda de calor "que ocorre uma vez em um milénio" no noroeste do Pacífico.

A alta temperatura em Seattle no domingo (dia 27) foi de 40°C (temperatura recorde registada até então) mas o valor foi batido no dia seguinte, em que se registaram 42ºC.

A situação repetiu-se em Portland, onde no domingo se tinham atingido 44°C e ontem alcançou os 46ºC. Valores que, segundo a LADBible, "derretram estradas". Estas temperaturas eram impensáveis para a cidade cujo mês de junho é normalmente ameno.

Captura de ecrã 2021-06-29, às 20.08.17.png

A onda de calor obrigou escolas e negócios a fechar, para proteção das pessoas. Os locais de testagem à Covid-19 e vacinação para o vírus foram também encerrados. O calor era tanto que até algumas piscinas interiores fecharam, visto que o ar lá dentro se estava a tornar quente e pesado demais.

Uma “cúpula de calor” como esta ocorre quando a atmosfera captura o ar quente do oceano acima da terra. Este evento em particular foi acentuado por temperaturas de linha de base mais altas do que o normal devido à mudança climática.

Os meteorologistas explicaram que a onda de calor está a ser causada não só por uma alta pressão no Noroeste, mas também pelo aquecimento global, que torna estes fenómenos ambientais mais intensos e regulares.

Em baixo pode ver imagens das cidades afetadas pela vaga de calor e que foram referidas no texto.

Seattle.jpg

                                             Seattle

Portland.jpg

                                      Portland

Fonte das imagens: Nearmap