Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Portugal em 26º lugar no índice de miséria (com LISTA)

Portugal encontra-se no 26º lugar no índice de miséria, um indicador criado pelo economista Arthur Melvin Okun e que pretende medir a deterioração económica de um país. Em relação ao ano anterior, Portugal sobe um lugar – ou seja, passou para uma conjuntura mais negativa – mercê sobretudo da taxa de desemprego.

Apesar de pouco conhecido como indicador, o índice de miséria ajuda a perceber o que se passa, economicamente, em cada país. Para o calcular ponderam-se três variáveis: o nível de desemprego dos países, o nível das taxas de juro e a taxa de inflacção, juntamente com a taxa de crescimento per capita do PIB de cada país.

Segundo o El Blog Salmon, o resultado reflete o empobrecimento dos cidadãos dos diferentes países, de forma a que quão maior seja o índice, maior é a pobreza.

Criado por Okun, o índice foi modificado em 1999, por Robert Barro, economista da Universidade de Hardval e, no ano seguinte, por Steve Hanke, economista da Universidade John Hopkins.

O ranking deste ano é liderado pela Venezuela, com 79,4 pontos, seguida do Irão, Sérvia, Argentina (a foto retrata os subúrbios de Buenos Aires), Jamaica, Egipto e, imagine-se, da Espanha. África do Sul, Brasil e Grécia completam o top 10.

 

 Foto:  Roger Schultz / Creative Commons