Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

 

Existem dois rios na Geórgia que se encontram, mas não se misturam: o Aragvi branco e o Agragvi negro.
O Rio Aragvi Branco tem águas claras e luminosas, enquanto o Rio Aragvi Negro possui uma cor mais escura e turva.
O Aragvi Branco deve a sua cor mais clara ao sedimento rico em calcário e minerais transportados rio abaixo, enquanto o Aragvi Negro adquire uma tonalidade mais escura devido ao material orgânico e lodo.
A razão pela qual eles não se misturam é a composição mineral e as características diferentes das águas de cada rio. Os sedimentos que cada um transporta, a densidade, a temperatura e a tensão criada entre as águas dos dois rios “criam uma barreira” que impede a mistura. Os rios encontram-se, mas não se misturam imediatamente, criando um espetáculo visual interessante, especialmente mais a sul, no reservatório de Zinvali.
Após o reservatório onde chegam as águas de Aragvi de Pshavi e Khevsureti, continuam com o nome de Aragvi e por sua vez desaguam no rio Mtkjvari, em Mtskheta.
Do Mosteiro de Jvari (Cruz) é possível desfrutar da vista panorâmica dos dois rios que se conectam. Com as suas diferentes cores o ponto de encontro é claramente percetível.
O Rio Aragvi é mais do que apenas uma característica natural - é um portal para entender a riqueza geográfica, cultural e histórica da região.

DOIS RIOS DA GEÓRGIA .jpg