Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Como já vimos há uma necessidade de nos orientarmos sobre a superfície terrestre e para tal existem linhas imaginarias chamadas de Paralelos e Meridianos.

a) Paralelos - equidistante dos pólos foi traçada uma linha imaginária: o Equador, que divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: os hemisférios (hemi = metade) . Acima do Equador, o hemisfério Norte e abaixo do Equador o hemisfério Sul. A linha do Equador é o principal paralelo. A palavra Equador é originaria do latim aequatore que significa o que iguala (duas partes). Assim entendemos que a Linha do Equador divide a Terra em duas partes, Hemisfério Norte (Acima da Linha do Equador) e Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Foram traçadas também várias linhas paralelas ao Equador, denominadas paralelos.

Quatro são os paralelos que receberam denominações especiais - os dois trópicos: de Câncer (ao Norte) e de Capricórnio (ao Sul) e os círculos polares: o Ártico (ao norte) e o Antártico (ao Sul).

Observe a figura Abaixo:




Os paralelos estão numerados de 0º a 90º no hemisfério Norte e de 0° a 90° no hemisfério Sul. São esses paralelos que indicam a Latitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.


b) Meridianos - são círculos que cortam a Terra no sentido Norte-Sul e passam pelos dois pólos, formando à direita o hemisfério Oriental (Leste) e à esquerda o hemisfério Ocidental (Oeste).
Assim como o Equador serve de origem para contagem dos paralelos, os geógrafos resolveram adotar como origem para contagem dos meridianos, o meridiano inicial, também chamado de meridiano de Greenwich, que recebeu esse nome pelo fato de passar perto do observatório de Greenwich, situado nos arredores de Londres (Inglaterra)


O s Meridianos são linhas imaginarias que medem 180°, são semicírculos, que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul cruzando os paralelos do planeta Terra, isto é, atravessam a Terra paralelamente ao Equador. O meridiano Principal é de Greenwich e o antimeridiano, também chamado de Linha Internacional de Mudança da Data. O termo “meridiano” vem do latim meridies, que significa, “linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo”. A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia.


Os Meridianos estão numerados de 0° a 180° a Oeste e a Leste do Meridiano do Greenwich. São esses meridianos que indicam a Longitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS:

Os paralelos e meridianos definidos podem agora nos fornecer um valioso dado referencial que foi sistematizado e chamado de Coordenadas geográficas, elas correspondem a Latitude e Longitude, respectivamente.

 

Lembre que é o cruzamento das linhas imaginárias dos Paralelos e Meridianos que formam um ângulo de PERPENDICULAR, ISTO É DE 90º = ÂNGULO DE  localização de um determinado lugar,oK!!!!

 Portanto Latitude e Longitudes são dados em graus, em minutos e segundos. Dependendo da precisão que se quer delimitar.  

 


OBSERVAÇÃO:
As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que têm por finalidade a orientação e localização.

Paralelamente ao Equador foram traçados os paralelos e perpendicularmente os meridianos.