Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog recolhe e organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Thilafushi é uma ilha artificial que resulta da acumulação do lixo gerado nas Maldivas.

Num primeiro pensamento inicial vem-nos à ideia a beleza das Maldivas. Mas, o que acabaste de ler fala numa Ilha do Lixo nas Maldivas?

Sim, milhões de turistas e quatrocentos mil residentes permanentes fazem lixo todos os dias que é levada para outro lugar. O que pode fazer uma ilha, que não tem espaço livre, para se livrar desse lixo?

A espetacular ilha tropical das Maldivas é famosa pelas suas praias, resorts luxuosos e águas azul-turquesa. No entanto, o que muitas pessoas não conhecem é o lado sujo das Maldivas. Thilafushi, o local do aterro municipal das Maldivas, apenas a 7 Km a oeste da capital - Malé, é uma ilha artificial chamada de Ilha do Lixo.

Thilafushi não era mesmo uma ilha e nem sempre foi uma ilha de lixo.

Há 25 anos, Thilafushi era uma lagoa intocada chamada “Thilafalhu”. No entanto, em 1991, foi tomada a decisão de recuperar a lagoa como um aterro para resolver os problemas contínuos de eliminação de resíduos produzidos pelo turismo. Em poucos meses, o lixo começou a acumular-se naquele lugar.

Poços enormes foram cavados na areia e os resíduos recebidos de Malé, e outras ilhas habitadas das Maldivas, foram depositados neles. Quando esses poços ficam cheios são cobertos com uma camada de entulho de construção e, em seguida, nivelados uniformemente com areia branca. Grande parte do lixo vem de resorts de luxo que, supostamente, não seguem as regras de esmagamento dos seus resíduos. Estima-se que pelo menos 330 toneladas de resíduos são trazidos para Thilafushi todos os dias, a maioria dos quais vem de Malé, a capital do país.

Como os resíduos são usados para continuar o processo de recuperação de terras e aumentar o tamanho da ilha, a área de Thilafushi cresce cerca de 1 metro quadrado por dia.

Thilafushi.jpg

Fonte da imagem: Maxar