Qual o pior local para construir um cinema? Provavelmente no meio do deserto, dirão as autoridades da península do Sinai. A ideia partiu de um empresário francês, que em tempos acreditou que um cinema ao ar livre, no meio do deserto, seria uma boa oportunidade para ganhar dinheiro.
Segundo conta o estónio Kaupo Kikkas, que fotografou o agora local abandonado, o empresário comprou todo o material para o cinema – incluindo 150 cadeiras de madeira – no Cairo, capital egípcia, estabelecendo o cinema numa montanha.
Porém, tudo correu mal. Em primeiro lugar, havia apenas uma estrada para o cinema – Dusti Road – que nem era muito utilizada. Depois, o gerador falhou a meio da primeira sessão e nunca mais foi arranjado.
“É proibido ir para o deserto, no Sinai, sem ser num grupo organizado. Estes grupos deixam-nos num local que fica a pouco mais de quatro quilómetros do local do cinema”, explicou Kikkas. Ainda assim, o cinema nunca mais foi utilizado – por vezes, a natureza encarrega-se, ela própria, de rejeitar algumas das mais mirabolantes ideias do Homem.